Como funciona Energia Solar

A energia solar é um sistema que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, visto que seus valores estão se tornando mais acessíveis, possibilitando que mais gente tenha acesso.

Isso é algo realmente muito bom, visto que a energia solar é considerada uma energia limpa que, além de ser excelente para o planeta, é ótimo também para o seu bolso.

Isso porque a implantação desse sistema, embora tenha um custo inicial que ainda é alto, possibilita economizar muito com a conta de luz.

Então, se você está mesmo interessado em saber como funciona a energia solar, pode ter certeza que você veio ao lugar certo e vamos explicar tudo logo a seguir…

Como a energia solar funciona?

De uma forma bem simples, os painéis solares captam a luz do sol, convertem ela em energia elétrica e a armazenam para eu seja utilizada na sua casa.

No curso Instalador Solar de Alta Performance este assunto é abordado em detalhes, mas explicando um pouco melhor, é preciso instalar um conjunto de painéis solares que irão receber a energia solar e depois “transportá-la” até o inversor solar.

É ele que irá converter essa energia do sol que foi recebida em energia elétrica, que ficará armazenada para ser utilizada quando você usar qualquer aparelho na sua casa.

Essa geração de energia ocorre por meio de um efeito chamado efeito fotovoltaico.

Dessa forma, no decorrer de um dia, os painéis solares, cujo nome adequado é módulo fotovoltaico, atua captando a luz do sol.

A incidência da luz solar de forma direta é importante para que haja uma melhor eficiência na conversão da mesma em energia elétrica.

Isso porque quanto maior a incidência de luz no módulo, mais energia é gerada.

O motivo disso é que as células fotovoltaicas que ficam nos módulos dependem diretamente da entrada das pequenas partículas de luz no seu interior.

Sendo assim, o grande segredo da eficiência desse sistema é estudar bem o posicionamento dos módulos, para que possam receber radiação solar de uma forma direta.

Com isso, ocorre a liberação de uma corrente de energia elétrica contínua, que é captada por componentes chamados filamentos condutores dos módulos.

A corrente então é enviada para uma estrutura chamada inversor alternativo que é o que transforma essa corrente contínua em uma corrente alternada, que é justamente o tipo de energia utilizada nas casas e empresas.

Quando você não utiliza toda a energia, ela é lançada para a rede elétrica, gerando o ganho de créditos energéticos.

Para finalizar este artigo, saiba também quanto custa instalar energia solar em sua casa:

Postar um Comentário

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*